Recebemos mais de 158 livros para renovação do nosso acervo

Recebemos mais de 158 livros para renovação do nosso acervo.


A Biblioteca Pública Machado de Assis recebeu do Sistema Estadual de Bibliotecas 158 livros para renovação do acervo, sendo vários gêneros entre eles clássicos, atuais e infanto-juvenis.

A Diretora da Biblioteca Pública Machado de Assis Mônica Navarro Campos, destaca a importância da leitura para o desenvolvimento cultural, onde desenvolve um trabalho na Biblioteca Pública Machado de Assis de inclusão digital com 8 computadores, sala multiuso, espaço multimídia, tarde literária, visitas de escolas, contação de histórias e vários trabalhos voltados para a comunidade atendendo a todas as faixas etárias.

Veja os 10 vários benefícios que você pode estar perdendo que poderiam te ajudar apenas tendo o hábito de ler:


1 – Exercício Mental

Atividades como leitura podem diminuir o risco de desenvolver o Alzheimer em cerca de 30%, diz pesquisa. Manter o cérebro ativo e trabalhando previne a perda de força, pois o cérebro é como qualquer outro músculo do corpo e requer exercícios para manter-se forte e saudável. Jogos e caça-palavras, por exemplo, são outros ótimos exercícios mentais.


2 – Diminui o Stress

Apesar de todos os problemas que você tenha, no trabalho, em relacionamento, na vida, quando você lê uma boa história, tudo isso simplesmente parece mais distante. Um bom livro pode te levar para outros mundos, enquanto suas leituras diárias te deixam no mundo real, como uma notícia, por exemplo. Esqueça um pouco dos problemas e se permita relaxar um pouco.


3 – Conhecimento

Tudo que você lê é absorvido como conhecimento, algo que você não sabia, e você nunca sabe quando isso pode te ajudar algum dia. E como dizem não é: Conhecimento é poder! E uma coisa é certa, você pode perder tudo, trabalho, bens, dinheiro, até sua saúde, mas conhecimento, isso ninguém pode tirar de você.


4 – Expande seu vocabulário

Quanto mais você ler, mais estará em contato com novas palavras, e inevitavelmente você vai agregar essas palavras ao seu dia a dia. Falar bem e ser articulado são características muito boas para todo tipo de trabalho e relacionamento, e saber que você pode falar bem em todos os lugares vai fazer muito bem para sua autoestima.


5 – Boa memória

Quando você está lendo um livro, você quer saber sobre as personagens, sua história, nomes, características, e também saber os arcos da história que você está lendo, para conseguir ler o livro até o final, e o seu cérebro é ferramenta certa para lembrar-se das coisas facilmente.


6 – Melhora seu pensamento crítico

Você já leu algum livro com uma história de mistério, e consegui desvendar esse mistério antes de terminar o livro? Se já, seu pensamento crítico está funcionando muito bem. E você também pode conseguir falar sobre os livros, saber se foi bem escrito, se as personagens estão bem desenvolvidas ou mesmo se cronologia da história está correta. Em discussões com outros leitores você vai poder dar sua opinião mais claramente.


7 – Ter uma melhor concentração

No mundo de hoje se tem que fazer várias coisas ao mesmo tempo (trabalhar, ver o e-mail, conversar no chat, ver o celular, direcionar sua atenção para várias direções) e isso aumenta o estresse e diminui a produtividade. Já quando se está lendo, você está envolvido e prestando atenção apenas na história, o hábito de ler melhora e muito sua concentração.


8 – Escrever melhor

Isso vai junto com a expansão do vocabulário, sendo exposto às palavras, você fica melhor com elas, conseguindo escrever mais e melhor. É como músicos influenciam outros músicos, artistas influenciam outros artistas, você melhora sua escrita influenciada por outros escritores.


9 – Tranquilidade

Além de relaxar, você fica em paz e tranqüilo enquanto lê, como livros de auto-ajuda influenciam o humor de algumas pessoas.


10 – Diversão grátis

Você não precisa comprar livros, em toda cidade tem uma biblioteca, vai lá e pegue um livro e leia, se não quer ir a uma biblioteca e também não quer gastar muito com livros, vá a um sebo, são melhores e os livros já vêm com um pouco da história do dono anterior, ou mesmo tem hoje em dia, graças à internet e tecnologia, e-books ou livros digitais que são boas alternativas também.
E leia o quer que seja, pois há no mundo histórias para todos os gostos e com certeza tem alguma história, em algum lugar, que vai alimentar sua curiosidade. Você pode viver muitas vidas, conhecer vários lugares, sentado no sofá da sua casa.


Vá, pegue um livro, relaxe e aproveite.

Esperamos você!


Biblioteca Pública Machado de Assis, Rua Hélvio Salles, 351- Bairro da Saudade (ao lado da Rodoviária).


Prefeitura de Italva um novo governo uma nova história!

Compartilhar no Facebook