Estado lançará em Italva plano de contingência por conta da estiagem.

O prefeito Leonardo de Souza Guimarães, juntamente com o governador Luiz Fernando Pezão e o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo farão na próxima segunda-feira (26/01), às 11h, em Italva, a apresentação do projeto Rio Rural Emergencial como forma de enfrentamento aos efeitos da estiagem no Norte e Noroeste fluminense.

O plano de contingência contará com recursos do Banco Mundial através do Programa Rio Rural, na ordem R$ 30 milhões. O investimento será aplicado em sistemas de nutrição para os rebanhos que sofrem com a falta de pasto e na perfuração de poços artesianos para uso coletivo.

Serão reservatórios de água para matar a sede do gado e também irrigar lavouras. Somente o trabalho de perfuração dos poços vai utilizar R$ 12 milhões, cerca de 30% d valor total do investimento.

Para execução do plano foi nomeada força-tarefa formada por técnicos das empresas vinculadas à secretaria de Agricultura - Emater-Rio e Pesagro-Rio - e da Defesa Agropecuária. A previsão da Secretaria Estadual é de que as ações vão beneficiar cerca de 13 mil pequenos produtores prejudicados pela estiagem e serão executadas durante todo o ano de 2015.

Para receber os benefícios os proprietários deverão adotar as práticas indicadas pelo programa Rio Rural, que promove a agricultura sustentável em 350 microbacias do estado.

Compartilhar no Facebook