Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural - CMDR

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural - CMDR, definiu nesta quinta-feira (05/03) em reunião extraordinária, a logística das máquinas para atendimento aos agricultores familiares no enfrentamento dos efeitos da estiagem. O Programa Rio Rural Emergencial foi criado pela EMATER-RIO através da Secretaria de Estado de Agricultura e executado pelo Programa Estradas da Produção, do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A parceria da EMATER-RIO com a Prefeitura Municipal de Italva, através da Secretaria Municipal de Agricultura , vai permitir que as microbacias do município tenham máquinas trabalhando a partir da próxima semana.

O Prefeito Leonardo de Souza Guimarães e o Secretário Municipal de Agricultura Erivelto Soares Cordeiro somaram com o programa e vão disponibilizar 02 retroescavadeiras que com as do Programa Estradas da Produção irão atender as microbacias Valão da Prata ( Sambra, Guarneri, Vila Rica, Monte Alegre e Córrego do Viana), Córrego Marimbondo ( Pão-de-lo, Santa Helena, São João da Cruz e Bonfim) e Valão Carcanjo ( California e Boa Sorte ) simultaneamente. O Secretário Erivelto Soares Cordeiro representando o prefeito Leonardo Guimarães na reunião, afirmou a responsabilidade do Governo Municipal em atender o agricultor neste momento difícil de nossa região com a crise hídrica.

" Com esmagadora maioria dos conselheiros, a reunião foi um sucesso e demonstra mais uma vez a importância do CMDR nas ações de politica pública de nosso município ", ressaltou o agricultor Luis Carlos dos Santos Barros - Presidente do CMDR.

A parceria entre a EMATER-RIO e a Prefeitura Municipal proporciona ao agricultor, ferramentas eficientes para o enfrentamento da estiagem e as decisões tomadas mostram o amadurecimento do conselho, parabeniza Marconi Resende - Supervisor do Escritório da EMATER-RIO de Italva.