Italva participa de reunião para traçar estratégias de enfrentamento à crise dos royalties de petróleo.

O Governo Municipal de Italva representado pelo Vice-Prefeito Glycério Rocha e demais autoridades municipais como a Secretária de Saúde Olympia Mulins, e a funcionária pública Verônica Madureira participou de uma importantíssima reunião em Bom Jesus do Itabapoana, onde representantes de 13 Municípios do Noroeste Fluminense, Sul Capixaba e Zona da Mata Mineira se reencontraram para traçar estratégias de enfrentamento à crise dos royalties de petróleo e a queda de repasses estaduais e federais.
Com os repasses do Fundo de Participação dos Municípios – FPM defasados , o crescimento nas despesas está tornando cada dia mais difícil a situação financeira, impedindo que os prefeitos possam honrar, em dia, os compromissos com fornecedores e funcionários. As responsabilidades repassadas pelo Congresso Nacional às prefeituras têm aumentado. Na contramão, não há recursos suficientes para atender tantas atribuições.
A crise do país afeta a Gestão Pública Municipal.
Os programas federais são subfinanciados e prejudicam ainda mais o orçamento das prefeituras que estão precisando se reinventar todos os dias, para que a população não seja prejudicada.
O Prefeito Leonardo de Souza Guimarães tem elaborado projetos e alterou o horário de atendimento ao público para conter as despesas, e não demitir.