Encontro da Coordenadoria de Cultura e Turismo.

A Secretária Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Otávia Amim participou representando o Governo Municipal de Italva, do Encontro da Coordenadoria de Cultura e Turismo de Quissamã, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (25), no Centro Cultural Sobradinho, o décimo “Encontro Regional Norte e Noroeste de Gestores de Cultura” com a presença da Secretária de Estado de Cultura, Eva Doris Rosental.
O objetivo principal foi ouvir a realidade dos municípios e trocar experiências, debatidos temas como o apoio de metodologia e acompanhamento para efetivação dos sistemas municipais de cultura, curso de formação de gestores culturais, mapeamento de imóveis do Patrimônio Estadual fora de uso, para futuras ações de adaptação ou reforma com fins culturais, Lei Estadual de Cultura, reorganização do Grupo de Coordenação Estadual, entre outros.
“A principal função desses encontros, é ouvir o município. Queremos conhecer suas carências e aquilo que ele tem de bom para oferecer tanto à população, quanto aos visitantes. Visamos a integração, ainda mais agora nesse momento de crise, pois a parceria é fundamental para alcançarmos o sucesso”, declarou Emanuel Vieira, Subsecretário de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro.
Todos os gestores tiveram a oportunidade de se apresentar e expor as realizações do seu município,contaram sobre as ações que deram certo, debateram sobre as que não foram tão bem-sucedidas, captaram informações específicas e pediram dicas como proceder em alguns projetos que pretendem dar início.
Segundo a Secretária de Estado de Cultura, Eva Doris Rosental, o encerramento do encontro não poderia ter sido melhor. “O saldo foi superpositivo para todos os presentes,para que o nosso trabalho dê certo, é preciso que estejamos conectados diretamente aos municípios do interior e vamos colaborar com as políticas públicas”, afirmou Eva.
Participaram do Encontro Regional Norte e Noroeste, gestores públicos dos seguintes municípios: Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Bom Jesus de Itabapoana, Itaperuna, Miracema, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Varre SaI e Italva. Luciane Barbosa, Diretora do Instituto Estadual de Patrimônio Cultural – INEPAC também prestigiou o evento.