SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE COMBATE A DENGUE NA ESCOLA GLYCÉRIO SALLES

A Secretaria Municipal de Saúde de Italva promoveu na manhã dessa sexta-feira 19 de dezembro de 2016 a Campanha:
Perca 10 minutos, mas não perca a vida!
A iniciativa é uma parceria com a Escola Municipal Glycério Salles, mobilizou professores e alunos na conscientização da população no combate a dengue,chikungunya e zika vírus.
.
Agentes de vigilância em saúde tem percorrido praças, ruas e avenidas e vistoriado imóveis para impedir a reprodução do mosquito transmissor da dengue.
No entanto, nenhuma dessas ações é suficiente se a prevenção não for feita dentro de casa. E isso pode ser feito em apenas dez minutos por semana.
O Aedes aegypti só se reproduz em ambientes com água limpa e parada. Por isso, basicamente, a maneira mais eficaz de impedir a reprodução do mosquito é evitar o acúmulo de água.
É preciso ter atenção redobrada com pequenos recipientes, que muitas vezes passam despercebidos, e que podem juntar água suficiente para que os ovos do vetor se desenvolvam.

Cinco dicas rápidas para combater a dengue em dez minutos por semana:
- Não deixe a água da chuva acumular em calhas ou nas lajes. Deixe sempre as caixas d’água fechadas com a tampa apropriada;
- Mantenha toneis, tinas, caixas, isopores fechados, protegidos da água das chuvas. Lave semanalmente tanques e galões usados para o armazenamento de água. Lave jarras, baldes, garrafas e potes com água e sabão frequentemente;
- Na hora de cuidar das flores e plantas, encha os pratos dos vasos com areia até a borda. Semanalmente, lave o pratinho com água e sabão e seque-o;
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha as lixeiras fechadas com as tampas apropriadas. Não despeje lixo em terrenos baldios. Remova água acumulada de pneus e lave-os com água e sabão.
- Sempre que chover, faça uma vistoria detalhada em qualquer recipiente que possa acumular água na sua casa: baldes, calhas, potes de alimentos para animais. Se tiver quintal, verifique se nenhum lixo foi deixado fora do lugar.

Todas estas orientações foram repassadas aos alunos da Rede Municipal pelos profissionais da saúde.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITALVA
UM NOVO GOVERNO, UMA NOVA HISTÓRIA!