Recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2)

O Governo Municipal recebeu na tarde desta terça-feira, 04 de fevereiro de 2014, do MDA- Ministério do Desenvolvimento Agrário através do PAC2, Programa de Aceleração do Desenvolvimento, do Governo Federal, uma retroescavadeira.

As ações do MDA, responsável pela operacionalização do PAC2 equipamentos, incluem dotar as administrações municipais de meios para abertura, recuperação, readequação e conservação de estradas vicinais na zona rural de Municípios com predominância de agricultores familiares e para mitigação dos efeitos da seca nas regiões do semiárido.

Nesse sentido, o MDA vem adquirindo retroescavadeiras, motoniveladoras, pá carregadeira, caminhões cisterna e caminhão basculante, necessários para recuperação de estradas vicinais. Esses equipamentos estão sendo doados aos municípios brasileiros com menos de 50 mil habitantes, selecionados a partir de critérios estabelecidos pelo Comitê Gestor do PAC2 e MDA.

No total, 5.061 municípios estão sendo beneficiados com motoniveladora, retroescavadeira e caminhão basculante. Dentre eles, 102 municípios do Brasil.

Os resultados esperados são: melhorias no escoamento da produção, principalmente dos agricultores familiares durante as épocas de chuvas e de secas, melhorias no transporte escolar, evitar a erosão da terra e a degradação do meio ambiente, incremento do turismo rural e o acesso à água, principalmente nos municípios em situação emergencial de seca.

Segundo o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Estado, José Octávio Fernandes, os caminhões complementam o trabalho de manutenção e abertura das estradas que ligam o campo à cidade, as chamadas estradas vicinais. Os primeiros caminhões-caçamba destinados aos municípios de até 50 mil habitantes do Rio de Janeiro foram entregues na última nesta sexta-feira (31), pelo governo federal, no município de Cordeiro, a 180 quilômetros da capital fluminense. Na oportunidade, o Prefeito de Italva, Leonardo de Souza Guimarães recebeu um caminhão-caçamba do PAC 2.

Ao todo, doados por meio da segunda etapa do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2), 20 veículos, o que representa um investimento de quase R$ 5 milhões na Agricultura do Estado.

Segundo o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), José Octávio Fernandes, os caminhões complementam o trabalho de manutenção e abertura das estradas que ligam o campo à cidade, as chamadas estradas vicinais.
Além dos caminhões, o Governo Federal entregou no Rio de Janeiro, 55 retroescavadeiras e 30 motoniveladoras, chegando a R$ 25 milhões o montante de recursos do PAC 2 aplicados para o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado.

A Prefeitura Municipal de Italva conta hoje com uma frota de:

.07 ônibus novos
.01 ambulância nova