Italva homenageou mulheres que fazem história em noite memorável

Um dos eventos de maior importância na região foi, sem dúvida, a comemoração do Dia Internacional da Mulher em Italva, na última sexta-feira, dia 14, na sede da Emater, naquele município. Uma realização da Prefeitura de Italva, via Secretaria de Assistência Social, cuja titular, Cristina Rios, foi muito elogiada pelos participantes e pelo próprio prefeito, Leonardo Guimarães.

Na oportunidade foram homenageadas as mulheres que fazem história, não só no Estado do Rio, como no vizinho Espírito Santo, com a participação de prefeitas, vice-prefeitas, ex-prefeitas, ex-senadora, deputadas, presidentes de empresas e ex-secretárias de Italva, além de comerciantes, funcionárias públicas e líderes de ONGs.

Com a presença de mais de 500 pessoas, entre as quais o prefeito de Miracema, Juedyr Orsay, deputados João Peixoto, coronel Jairo e Mirian Rios, vereadores de Italva e de municípios vizinhos, inclusive do Espírito Santo, o Dia Internacional da Mulher em Italva foi um marco, momento histórico nunca antes ocorrido e que dificilmente se repetirá.

Cansada, mas satisfeita com o sucesso do evento, Cristina Rios, muito aplaudida e elogiada, disse que tudo só foi possível graças a participação de todos na sua Secretaria, da presença das mulheres importantes da região e dos parlamentares que não mediram esforços para prestigiar o ato e, "principalmente, ao prefeito Leonardo Guimarães, que me deu todo apoio".

Entre as homenageadas da noite estavam: representando o município de Italva: Eny Resende (comerciante a 50 anos), Dona Enedina (com seus 91 anos sempre atuante na Terceira Idade), Ilma Suriano Pereira (Exemplo de funcionária Pública), Dona Maria José (exemplo de Mãe e Dona de Casa), Patricia Simone (mulher atuante na agricultura), Sônia Ribeiro (exemplo de mãe, amiga e companheira), Izabel Tanus (proprietária do extinto Colégio Santo Elias, um marco na educação Italvense).

Como convidadas Myrian Rios (Deputada, atriz e Missionária da Canção Nova), Stella Romanos (Presidente da Emater-Rio), Dra. Saudade Braga (Ex Prefeita de Nova Friburgo por 02 mandatos consecutivos), Mirian Magda Porto (Prefeita do Município de Porciúncula-RJ), Ana Lúcia (Revista Status), Leoni Paiva (Vice-Prefeita do Município de Mimoso do Sul-ES), Eunice Araújo (Prefeita do Município de Pedra Dourada-MG em seu terceiro Mandato) e Liliane Bullus (Prefeita do Município de São José do Calçado-ES).

Presentes no Evento diversas autoridades, dentre elas o Prefeito de Miracema-RJ Juedyr Orsay, Deputado Estadual João Peixoto, Deputado Estadual Cel. Jairo, Presidente da Câmara Wilson Nogueira, Vereadores do Município de Italva Herivelton Cordeiro, João Nogueira, Antonio Elias; Vereador Sandro Kalu de Cambuci, Vereador Marquinho Jaú e Vereadora Glória de Mimoso do Sul; Secretária de Educação do Município de Pedra Dourada Cristina, Gean Andrade Chefe de Gabinete da Prefeitura de Aperibé, Secretário de Esportes do Município de Apiacá-ES Paulo Gomes, jornalista e Diretor da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes Avelino Ferreira, Diretor da Emater-Rio Oto Pinheiro, Secretária de Assistência Social do Município de Cambuci Livia Talon , ex Prefeito do Município de Cardoso Moreira Gilson Siqueira, Alessandra Faes e Cristina Pinheiro representando o Governo do Estado do Rio De Janeiro, Terceira Idade de Italva, Secretários do Município de Italva: Olímpia Mullins (Saúde), Marquinho Protético (Governo), Carlinhos Carola (Chefe de Gabinete), Eva Gomes (Educação), Ledir Rangel (Agricultura), Paulo César (obras).

O evento teve a cobertura dos Jornais O Giro, Folha da Cidade, O Reporte, A Gazeta, Dois Estados e Revista Status, além de vários Blogs.

fotos Selmo Bretas

texto jornalista Avelino Ferreira

Compartilhar no Facebook