Curso de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores do PNAIC 2014

O Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Educação realizou o Primeiro Encontro do Curso de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores do PNAIC 2014.

Nesta quarta-feira, 07 de maio, teve início o Primeiro Encontro da Formação Continuada de Professores Alfabetizadores (PNAIC) -Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa . O Pacto é um compromisso formal assumido pelo Município junto ao Estado e Governo Federal que visa assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

O PNAIC no município de Italva iniciou suas atividades em 2013. No ano passado, as ações foram voltadas para o Letramento, através de diversas atividades. Nesse ano, a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores tem foco na articulação entre diferentes componentes curriculares, este ano vai priorizar a alfabetização com ênfase em Matemática.

No Município de Italva o curso é ministrado pela Coordenadora Municipal do PNAICProfessora Virgínia Pinheiro e pela Orientadora de Estudos - Professora Cristiane Marinho, que recebem formação dos professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem a responsabilidade de conduzirem as atividades de formação junto aos professores alfabetizadores de nosso município.

Temos no município de Italva 30 educadores cursando a formação. Acreditamos que esses encontros contribuem para a reflexão da teoria e prática na sala de aula.

O programa engloba também materiais didáticos, avaliações sistemáticas, gestão, mobilização e controle social.

A Coordenadora Municipal do PNAIC e a Orientadora de Estudo, informaram que resultados positivos começaram a aparecer logo no início e que o Programa contribuiu para facilitar a execução dos trabalhos na prática. Os professores elogiam o material e nos contam que estão empolgados com os nossos encontros.

Precisamos fortalecer o pacto entre família, escola, governo e sociedade. Os educadores de Italva estão satisfeitos com o Programa. Como incentivo, os cursistas recebem, durante o curso, uma bolsa mensal no valor de R$ 200,00 do Governo Federal. O curso tem duração de dois anos, com previsão para terminar em Dezembro de 2014.

Para fortalecer o Primeiro Encontro, contamos com a presença da Secretária Municipal de Educação, Eva Maria Gomes Silva, agradeceu o apoio do prefeito Leonardo de Souza Guimarães e o incentivo do Governo Federal e dos profissionais da Educação. Ela ainda disse que Curso de Formação Continuada é de suma importância para a qualificação profissional dos professores. “Agradeceu a todos que estão contribuindo para a realização do PNAIC. A Formação Continuada integra-se ao cotidiano da escola, pauta-se no respeito e na valorização dos diferentes saberes e na experiência docente, aperfeiçoando suas práticas”, destacou.